MPF recomenda acompanhamento de quilombo em Paraty

Publicado em 24/07/2015 - 19:20 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro (RJ)

O Ministério Público Federal expediu recomendação ao Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj) e à Fundação Cultural Palmares, do governo federal, para que acompanhem de forma permanente os moradores do Quilombo Campinho, em Paraty (RJ).

 

A ação foi movida após pedido da associação de moradores do quilombo, que denuncia a existência de famílias dentro da área titulada, que não fazem parte da comunidade quilombola. Algumas delas teriam chegado antes da titulação, obtida em 1999, mas outras teriam se estabelecido depois disso. De acordo com o presidente da associação de moradores, Sinei Barreiros Martins, a situação vem se agravando com a formação de novas famílias, especialmente porque o quilombo foi titulado com menos de 30% de sua área original.

 

O quilombo Campinho foi o primeiro do estado do Rio de Janeiro a receber titulação. Atualmente, cerca de 500 descendentes de africanos, trazidos para o Brasil como escravos, vivem na comunidade remanescente do quilombo Campinho da Independência. O Iterj e a Fundação Palmares tem até 30 dias para acusar o recebimento da notificação e encaminhar um cronograma de ações. Ambas as instituições foram procuradas, mas não responderam até o fechamento dessa reportagem.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo