Postos de saúde vão fazer teste de hepatite C

Publicado em 28/07/2015 - 17:58 Por Victor Ribeiro - Brasília (DF)

Será mais fácil uma pessoa saber se tem hepatite C. Até o fim deste ano, o teste estará disponível em todos os postos de saúde do país. Antes, o exame para detectar a doença só era possível em hospitais especializados. Com a mudança, o teste de hepatite C vai fazer parte dos exames de sangue de rotina. O exame vai receber uma pontuação, que os médicos chamam de “score”. Dependendo da quantidade de pontos, será possível dizer se a pessoa tem hepatite C ou não.

 

O diretor do Departamento Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita, destaca que os principais beneficiados vão ser os moradores de localidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

 

O presidente da organização não governamental Grupo Esperança, de São Paulo, Jeová Pessin Fragoso, acredita que incentivar o teste é fundamental.

 

O Ministério da Saúde anunciou o investimento de R$ 500 milhões na compra de novos medicamentos contra a hepatite C. Ao negociar com os fabricantes, o Governo Federal conseguiu desconto de 90% no valor dos remédios. Eles devem beneficiar 30 mil pacientes do Sistema Único de Saúde por ano. O ministro Arthur Chioro explica o que muda com os novos medicamentos.

 

Sonora: "É uma revolução no tratamento da hepatite C muito parecida com a que aconteceu com a Aids, com o surgimento dos coquetéis. Nós temos um aumento do percentual de cura de 42% para 90% e diminuição do tempo de tratamento de nove meses para três meses. Além de maior facilidade porque passamos a ter o tratamento por via oral e a possibilidade de também tratar pacientes com infecção do vírus da hepatite C com HIV e Aids; e os pacientes que foram submetidos a transplante, que antes não podiam ser tratados. Conseguimos garantir o que há de mais moderno por um preço que é 10% do praticado nos Estados Unidos".

 

A partir desta terça-feira (28), uma campanha nos meios de comunicação vai reforçar a importância do teste de hepatite C e a vacinação contra hepatite B.

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo