Projeto vai monitorar uso e descarte do mercúrio no Brasil

Publicado em 28/07/2015 - 15:27 Por Sayonara Moreno - Brasília

Valdivino Rocha tem 61 anos e está aposentado há 20. Ele teve que encerrar as atividades de mecânico de produção, depois de trabalhar durante seis anos em uma fábrica de lâmpadas. Hoje ele faz parte da Associação dos Expostos e Intoxicados por Mercúrio Metálico, de São Paulo. Por inalar mercúrio na fábrica de lâmpadas, Valdivino conta que adquiriu problemas de saúde.


Casos como o de Valdivino poderiam ser evitados. O Brasil assinou, em 2013, a Convenção de Minamata, no Japão, para reduzir a utilização da substância no meio ambiente e nos produtos industrializados. Mas a participação brasileira ainda não está em vigor. Ela precisa ser aprovada pelo Congresso Nacional e depois pela Presidência da República.


Enquanto a participação não é votada, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) atua para incentivar os 50 países que devem levar adiante os acordos da convenção.

 

Para colocar em prática a participação no acordo, o Brasil, por meio do Ministério do Meio Ambiente, deve apresentar, até 2017, um diagnóstico preciso da situação atual do uso do mercúrio no país, em um inventário de emissões e liberações. As etapas desse levantamento foram apresentadas, nesta terça-feira (28), em Brasília, no Lançamento do Projeto de Desenvolvimento da Avaliação Inicial da Convenção de Minamata sobre Mercúrio no Brasil. 


Um dos emissores de mercúrio no meio ambiente é a lâmpada: segundo o Ministério do Meio Ambiente, no Brasil, 300 milhões de lâmpadas são consumidas por ano, mas pouco mais de 5% são recicladas e destinadas corretamente.


O mercúrio é um metal perigoso quando em contato com o organismo humano, por meio do ar, se ingerido, ou na pele. A exposição em altos níveis da substância pode afetar o cérebro, coração, rins, pulmões e o sistema imunológico dos seres humanos, que podem estar expostos ao mercúrio por diversas fontes, incluindo o consumo de pescado, a exposição em indústrias ou minas e o uso de amálgamas dentais.

Últimas notícias
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo
Geral

Pastor é indiciado pelo crime de intolerância religiosa

O pastor evangélico Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Baixar arquivo
Internacional

Colômbia e Brasil buscam paz no pós-eleições da Venezuela

A Colômbia apresentou uma proposta para garantir a vida de quem perder as eleições na Venezuela, marcadas para julho deste ano. 

A ideia foi divulgada, nessa quarta-feira, pelo presidente Gustavo Petro, após encontro bilateral com o presidente Lula, em Bogotá.

Baixar arquivo
Saúde

Para não perder doses, Ministério da Saúde amplia vacinação da dengue

Com isso, pessoas de quatro a 59 anos podem se vacinar contra a doença. A prioridade continua sendo entre 10 e 14 anos, faixa etária com maior número de internações.

Baixar arquivo