Estação de bombeamento do São Francisco é inaugurada em PE

Publicado em 21/08/2015 - 14:42 Por Danyele Soares - Brasília

Já está em funcionamento a primeira estação de bombeamento do eixo norte da transposição do Rio São Francisco. A presidenta Dilma Rousseff inaugurou a primeira parte da obra, após oito anos do início do projeto.

 

Com essa estação, a água vai percorrer cerca de 46 quilômetros até chegar aos reservatórios Terra Nova e Tucutu, localizados em Cabrobó, no sertão pernambucano.

 

A transposição começou em 2007 e tinha prazo de entrega em 2012. Mas, de acordo com o governo, as mudanças no cronograma se devem à troca de empresas que deixaram a obra ao longo da execução.

 

Segundo a presidenta Dilma, a transposição do São Francisco já era pensada no século 19, mas só saiu do papel agora e deve beneficiar 12 milhões de pessoas nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. Desse total, cerca de 80 mil vivem em pequenas comunidades em torno do canal.

 

Sonora: "Tem 150 anos que esta obra não saía do papel. Por que nós temos que comemorar? Porque estamos comemorando 150 anos depois, ela é uma realidade."

 

Dilma também garantiu que todo o empreendimento será entregue em dezembro do ano que vem.

 

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, afirmou esta semana que a construção está dentro de um parâmetro mundial de execução. Segundo o ministro, dados de julho mostram que a integração está 78% concluída. E o ritmo do avanço tem sido de 1,2% ao mês.

 

A transposição vai levar água em duas direções, com mais de duzentos quilômetros em cada eixo. O eixo Leste já tem uma estação de bombeamento inaugurada. E a segunda parte da obra deve ser entregue nos próximos 45 dias.

 

Leia mais na Agência Brasil

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo