Mineradora no Amapá é multada em R$ 6 milhões por crime ambiental

01:12 Geral, Notícias 21/08/2015 - 19h00 Brasília Embed

Ariane Póvoa

A mineradora Zamin Amapá recebeu multa no valor de 6 milhões de reais por crime ambiental.

 

A sanção foi aplicada esta semana pelo Imap – Instituto do Meio Ambiente e de Ordenamento Territorial do Estado do Amapá.

 

O crime foi constatado no porto privado da empresa, localizado na área portuária do município de Santana, região metropolitana de Macapá. No último domingo, ocorreu o desmoronamento de parte do porto.

 

Segundo informações da Agência Amapá de Notícias, a empresa desembarcava e armazenava minério de ferro sem autorização dos órgãos ambientais. A estocagem inadequada do produto teria motivado o deslizamento de terra.

 

De acordo com o Imap, não foi possível determinar a quantidade exata de minério despejado no Rio Matapi. Foi constatada a alteração da qualidade da água superficial, o que caracterizou o crime ambiental, agravado pela ausência das licenças de desembarque e armazenamento de minério.

 

A mineradora tem até 27 de agosto para apresentar a defesa do auto de infração. A reportagem não conseguiu contato com a Zamin Amapá Mineração.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique