MP entra com ação contra sete ex-gestores da saúde do DF

Publicado em 11/09/2015 - 17:04 Por Jéssica Gonçalves - Brasília

Sete ex-gestores públicos da área de saúde do DF são acusados de irregularidades na administração dos leitos de UTI, Unidade de Terapia Intensiva, entre os anos de 2011 e 2014.

 

A ação de improbidade administrativa foi solicitada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

 


Uma auditoria do Tribunal de Contas do DF constatou que a omissão dos acusados aumentou o risco de morte de pacientes, prolongou tratamentos de forma desnecessária e agravou quadros clínicos.

 


Ainda segundo o Tribunal, a negligência dos gestores gerou desperdício de recursos públicos. Dados da Secretaria de Saúde apontam que, só em 2013,  R$ 13 milhões foram gastos de maneira indevida.

 


De acordo com a ação, durante o período investigado, apenas parte dos leitos de UTI foi regulada. O órgão alega que a maioria ficou bloqueada, e que os diretores de hospitais e chefes das unidades não deram nenhuma satisfação à sociedade, ao Ministério Público, à Defensoria Pública e ao Judiciário.

 


Se forem considerados culpados, os sete ex-gestores podem perder a função pública, ter os direitos políticos suspensos por um período de três a cinco anos, pagar multa e ressarcir os danos causados aos cofres públicos em um valor de  R$ 13 milhões.

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo