agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Parque da Chapada dos Guimarães permanece com focos de incêndio

02:08 Geral, Notícias 24/09/2015 - 11h37 Brasília Embed

Michelle Moreira

Um dos principais pontos turísticos do Mato Grosso, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, voltou a apresentar focos de incêndio. As atrações turísticas do Circuito das Águas e a cachoeira Véu de Noiva estão fechados para visitação.

 

De acordo com o coordenador de Emergências Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio), Christian Berlinck, a causa da queimada que começou na última sexta-feira (18)  é humana.

 

Sonora: "Com certeza a causa é humana. Agora se ela foi criminosa ou se foi por negligência, a gente não tem esta informação ainda porque os trabalhos de combate estão sendo priorizados em detrimento ao trabalho de perícia. A perícia, nós vamos trabalhar com ela assim que terminarmos o trabalho de combate”

 

No começo deste mês, alguns pontos turísticos do parque chegaram a ficar fechados por causa de um incêndio que durou cerca de 12 dias.

 

Christian Berlink explica que os incêndios durante o período de seca, de agosto ao início de outubro, têm uma queima mais profunda e gera mais danos ao meio ambiente. Mas ele destaca que os prejuízos ainda não podem ser calculados.

 

Sonora: "Nós temos que fazer o levantamento de campo e aguardar a rebrota da vegetação para saber se houve perda de espécies, se houve mortalidade de indivíduos para a vegetação. No caso de fauna, nós não encontramos até agora nenhum animal morto por fogo. O que não impede de que tenha algum animal queimado que esteja se refugiando. E o que não impede de você ter tido dano ao meio ambiente que impacte posteriormente no modo de vida deste animal, seja para busca de alimentação, abrigo ou reprodução”

 

Homens do ICMBio, Ibama, Corpo de Bombeiros, Aeronáutica, além de voluntários que desenvolvem atividades no parque, participam do combate ao fogo.

 

Para quem deseja visitar o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, existem outros atrativos que estão liberados, como algumas cachoeiras e a Cidade de Pedra. O visitante deve procurar a sede do parque e se informar.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique