Pescadores devem ficar atentos às mudanças no seguro defeso

Publicado em 13/09/2015 - 17:38 Por Kátia Franco - Tabatinga (AM)

Em Tabatinga, 222 pescadores associados no Sindicato dos Pescadores do município que dependem do seguro defeso devem ficar tentos às novas regras para receber o recurso.

 

O pescador deve prestar atenção também aos períodos em que a pesca de determinada espécie ficará proibida. O benefício tem o valor de um salário-mínimo mensal, que é pago durante cinco meses, conhecido como período de defeso.

 

Umas das novas regras do seguro defeso deste ano é sobre o recolhimento da documentação para receber o recurso: deixa de ser feita pelo Ministério do Trabalho e passa a ser pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), como explica o presidente do sindicato da categoria em Tabatinga, Valmir Barbosa.

 

Valmir informou que o interessado deve ter em mãos documento com foto, como RG, CPF, Registro Geral de Atividade Pesqueira (RGP); documento emitido pelo Ministério da Pesca e Aquicultura na condição de pescador profissional artesanal, além de comprovante de residência e uma cópia do documento fiscal de venda do pescado. O próximo passo é entrar em contato com o INSS pelo telefone 135 e agendar o atendimento. A agência previdenciária de Tabatinga, aderiu à greve dos servidores iniciada no dia 7 de julho, mas segundo a assessoria de comunicação do instituto em Manaus, o recebimento dos documentos está sendo feito na agência.

 

Uma outra mudança citada pelo presidente é que o pescador deve assinar uma declaração confirmando que não dispõe de outra fonte de renda e que se dedica à profissão.

 

Trabalhadores de apoio a pesca artesanal e pessoas do grupo familiar do pescador, também não podem mais receber o benefício.

 

No caso do Bolsa Família, o pescador ou pescadora deixará de receber a ajuda financeira enquanto estiver recebendo o seguro defeso.

 

O defeso no Amazonas inicia no dia 15 de novembro e segue até 15 de março de 2016, época em que o nível dos rios é alto.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo