Conselho Tutelar do Rio adia eleições por falhas técnicas

Publicado em 22/10/2015 - 20:12 Por Nanna Pôssa - Rio de Janeiro

A eleição para o Conselho Tutelar no município do Rio de Janeiro foi mais uma vez adiada. Os responsáveis por garantir os direitos das crianças e adolescentes serão escolhidos no dia 6 de dezembro.

 

Marcada para 4 de outubro, a eleição foi suspensa após falha técnica no sistema de votação. O presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e Adolescente, José Pinto Monteiro, diz que o prazo extra vai possibilitar ampliar os locais de votação

 

Este ano foi a primeira vez que o Tribunal Regional Eleitoral não participou das eleições para representantes do conselho tutelar. José Pinto Monteiro ainda tem esperança de que o tribunal disponibilize urnas eletrônicas, mas, caso isso não ocorra, o processo será com manual, com cédulas de papel.

 

De acordo com a assessoria de imprensa do TRE-RJ, nas eleições de outubro o órgão autorizou o empréstimo de urnas de lona, mas como o Tribunal estaria voltado para o recadastramento biométrico de mais de 6 milhões de eleitores, não seria viável, sob o ponto de vista técnico e operacional, o empréstimo de urnas eletrônicas.

 

O novo pedido para o empréstimo de urnas eletrônicas para a eleição do dia 6 de dezembro foi protocolado nesta quinta-feira (22) e será analisado.

 

A eleição dezembro é organizada por comissão do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que faz parte da Secretaria de Desenvolvimento Social e tem a fiscalização do Ministério Público.

Últimas notícias
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo