Exposição interativa estimula reflexão sobre parto natural

Publicado em 19/10/2015 - 06:00 Por Ana Lúcia Caldas - Brasília (DF)

Um homem se sentido grávido? Haroldo Alencar, de 40 anos, conta:


Sonora: "Sensação estranha para mim, até então era só mulher que sentia essa sensação."


Mas, não se trata de nenhuma peça da natureza. Haroldo visitou a exposição Sentidos do Nascer que está sendo apresentada na Praça Central de Ceilândia, no Distrito Federal . Ele se enxergou grávido graças a uma tela de realidade virtual.


Sentidos do Nascer foi criada como incentivo ao parto normal e um alerta contra o prematuro, como explica uma das idealizadora, a pediatra Sônia Lansky, de Minas Gerais.


Sonora: "Divulgar o parto normal Como um bem um valor que nós perdemos na nossa sociedade que está fazendo mais cesareana do que parto normal. Mais de 57% das crianças nascem por cirurgias, 70% das cirurgias são programadas e não esperam o tempo do bebê nascer."


Além da se ver grávida, a pessoa passa por uma espécie de farmácia onde diversos itens são oferecidos e ouve, como toda futura mamãe, palpites do parceiro, do médico, da enfermeira... Ao final, o que acontece é uma espécie de renascimento ao passar pelo colo do útero, como se fosse um bebê vindo ao mundo.


Sonora: "Ele é convidado então a nascer por um canal de parto, uma brincadeira. O visitante sente na pele a importância de passar por aquele momento pré nascimento."


Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que 57% dos partos realizados no Brasil são cesarianas, sendo que a taxa ideal seria de 15%. Sônia Lansky acredita que o elevado número se deve à falta informação. A médica defende a cesariana nos casos necessários.


Sonora: "A cesariana é uma cirurgia importantíssima, salva vidas, quando bem indicada, quando a mulher realmente está em risco e o bebê está em risco."


Para Raissa Taiane, de 20 anos, que está grávida, Sentidos do Nascer fez ela pensar sobre o parto que quer ter:


Sonora: "Tinha muito medo, mas agora fiquei com menos medo, vi que é uma coisa natural mesmo."


A mostra já passou pelo Rio de Janeiro, Niterói e Belo Horizonte. Ela ainda fica no Distrito Federal até dezembro, sendo apresentada em um shopping da cidade e durante a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em dezembro.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo