Brasil é o campeão mundial | em incidência de raios

Publicado em 20/12/2015 - 17:11 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

O Brasil é o campeão mundial na incidência de raios. São cerca de 50 milhões de descargas elétricas no país por ano. Cerca de metade disso atinge a região amazônica. Manaus é a segunda cidade em termos de mortes por raios no Brasil, só perde para São Paulo. Esses números mostram que quem mora na Região Norte tem que tomar alguns cuidados.



Quem deu o alerta foi o especialista no assunto, Osmar Pinto Junior,  coordenador ELAT, Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em entrevista ao programa Natureza Viva  - na Rádio Nacional da Amazônia - deste domingo (20), ele falou da influência do El Nino no clima do verão.

Últimas notícias
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça absolve policiais acusados de matar mulher no Rio de Janeiro

A auxiliar de serviços gerais Claudia Silva Ferreira morreu após levar um tiro e ser socorrida durante uma operação policial há 10 anos, no Morro de Congonha, em Madureira, Zona Norte do Rio. 

Baixar arquivo
Cultura

Passinho é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio

Uma mistura break, frevo, samba e capoeira: assim é o passinho carioca, uma dança que nasceu nas comunidades do Rio de Janeiro nos anos 2000.

Baixar arquivo