Crise na saúde do Rio vira caso de polícia

Publicado em 22/12/2015 - 12:00 Por Nanna Pôssa - Rio de Janeiro

A direção do Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, na Zona Oeste do Rio registrou um boletim de ocorrência, no último final de semana,  para se resguardar de possíveis falhas no atendimento.

 

De acordo com a polícia civil, foi registrado na 33ª Delegacia Policial (Realengo) uma medida assecuratória de direito futuro. De acordo com o Cremerj, Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, a medida serve como um registro preventivo para que a diretoria não seja responsabilizada em caso problema decorrente de uma possível falta de atendimento ou de insumos na entidade.

 

A medida não impede que o estado tenha que responder, caso um paciente  não atendido tenha seu estado agravado. Mas segundo o Conselho Regional de Medicina mostra que o que está acontecendo é uma situação de caos extremamente grave.

 

Com salários atrasados e relatos de falta de material, os funcionários do Hospital Estadual Albert Schweitzer contam dificuldades. Uma enfermeira que não quis se identificar disse que sabe quando vai receber o salário de dezembro,

 

 

Mãe de uma paciente que está internada desde sábado no hospital, Eliane dos Santos, de 53 anos, reclama da dificuldade para transferir a filha que sofreu traumatismo craniano após cair de um ônibus, e precisa ser removida para uma unidade com neurocirurgia.

 

O comerciante Milton Douglas Barbosa, de 51 anos, afirma que foi agredido em uma festa e foi à emergência do hospital para obter um boletim de atendimento médico para levar à delegacia, mas não conseguiu.

 

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde afirmou que o atendimento no hospital está restrito aos casos mais graves e aos que já estão internados.

 

A secretaria informou ainda  que vem reunindo esforços para minimizar os transtornos da crise financeira  e restabelecer serviços "eventualmente suspensos ou restritos". Segundo a secretaria, a situação só deve ser normalizada com repasses para o Fundo Estadual de Saúde.

 

O órgão disse ainda que o registro de ocorrência feito na delegaciase refere à esfera administrativa e não criminal.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo