Distrito Federal terá mais verbas para saúde

Publicado em 31/12/2015 - 10:43 Por Gilberto Costa - Brasília

O Ministério da Saúde vai liberar R$ 20,8 milhões para gastos com média e alta complexidade ambulatorial e hospitalar no Distrito Federal.

 

Conforme a Portaria 2.238, assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Castro, e publicada nesta quinta-feira (31), o último dia do ano, no Diário Oficial da União, o dinheiro deverá ser utilizado na instalação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de Unidade de Terapia Intensiva Coronariana .

 

A verba também poderá ser gasta no funcionamento das Unidades de Pronto Atendimento, as Upas, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o Samu

 

O dinheiro é dos Programas de Atenção à Saúde da População Para Procedimentos de Média e Alta Complexidade; e de Atenção às Urgências e Emergências, e a transferência será feita por meio de portarias específicas do Fundo Nacional de Saúde.

 

A notícia de mais recursos para a Saúde no Distrito Federal vem em boa hora para a população.

 

Recentemente, a UTI do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)  deixou de funcionar por causa de uma dívida acumulada, em dois anos, de R$ 21 milhões com a empresa gestora do serviço.

 

Outra boa notícia divulgada recentemente pelo GDF, foi a a nomeação de 63 médicos pediatras aprovados em concurso público de 2014.

 

A nomeação não garante, no entanto, que esses médicos assumirão os postos.

 

De acordo com a Secretaria de Saúde, em 2015 foram nomeados 1.056 concursados, mas apenas 722 tomaram posse.

 

Os 334 restantes pediram reposicionamento para o fim da fila, ou nem se apresentaram.

 

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo