São Paulo vai montar força-tarefa de combate a arboviroses

Publicado em 07/12/2015 - 20:49 Por Cátia Rodrigues - São Paulo

O governo de São Paulo planeja montar uma força-tarefa para combater o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus. O grupo será formado por policiais militares, agentes da defesa civil, médicos e enfermeiros da Polícia Militar. Também serão contratados 500 novos agentes comunitários de saúde. O objetivo do trabalho será localizar e eliminar os criadouros. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, 80% dos criadouros do mosquito estão dentro das casas.

 

O anúncio foi feito, nesta segunda-feira (7), pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e pelo secretário estadual de Saúde, David Uip. Mas não foi informado quando essa força-tarefa vai começar a atuar no estado.

 

A estratégia faz parte do chamado Plano Estadual de Combate às Arboviroses. Entre outras medidas, o plano prevê treinamento de profissionais de saúde para diagnóstico e manejo clínico de casos suspeitos e realização de exames sorológicos pelo Instituto Adolfo Lutz, inclusive para detecção do zika virus.

 

Neste ano foram confirmados mais de 630 mil casos de dengue, em 612 municípios paulistas. Em relação à febre chikungunya, foram confirmados 70 casos e todos adquiridos fora do estado. Ainda segundo a Secretaria Estadual de Saúde, no primeiro semestre deste ano foram confirmados dois casos autóctones (de transmissão interna) de infecção pelo zika vírus, nas cidades de Sumaré e São José do Rio Preto, no interior paulista.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo