agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Grupo de trabalho apresenta relatório sobre crise na saúde do DF

02:42 Geral, Notícias 06/01/2016 - 16h01 Brasília (DF) Embed

Victor Ribeiro

Um grupo de trabalho coordenado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal visitou 13 dos 16 hospitais do DF entre os dias 29 de dezembro e 4 de janeiro. O diagnóstico, segundo a secretária de Saúde em exercício, Eliane Berg, é preocupante. Ela apontou os principais problemas.

 

Sonora: "Primeiro: superlotação dos pronto-socorros, uma deficiência nas escalas - elas não estão com o número de profissionais adequados - , faltaram realmente profissionais, não só da área médica mas também das equipes de enfermagem e o fechamento das portas."

 

A secretária informou que a vistoria encontrou muitas caixas fechadas, cheias de remédios vencidos, e 65 medicamentos estão em falta na farmácia de alto custo.

 

Uma das propostas apresentadas é de remanejar remédios e profissionais de acordo com a demanda de cada unidade de saúde. Outra é fiscalizar o cumprimento das escalas e a distribuição de remédios.

 

O governador Rodrigo Rollemberg admitiu ainda que é preciso convocar novos profissionais de saúde.

 

Sonora: "Nós temos uma carência de mais de mil profissionais na rede pública de saúde em relação aos últimos anos. Nós temos limitações em função de lei de responsabilidade fiscal, mas nós vamos procurar economizar em outras áreas para poder garantir a contratação de médicos e profissionais de saúde." 

 

Essa convocação dos novos servidores ainda não tem data para ocorrer, nem o governador nem a secretária de Saúde souberam dizer quando as ações anunciadas nessa terça-feira (5) vão começar a melhorar o atendimento nas unidades de saúde.

 

O Sindicato dos Médicos cobra uma política de médio e longo prazo para a saúde. Para o presidente do sindicato, Gutemberg Fialho, as medidas emergenciais já não são suficientes e muitas mortes poderiam ser evitadas se os pacientes fossem atendidos de forma adequada.

 

Sonora: "A crise está se agravando, a desasistência está se agravando, nós temos um aumento brutal da mortalidade, de óbitos evitáveis, no entanto o governo não apresenta um projeto emergencial eficaz; não faz a compra de medicamentos para evitar a falta, não tem manutenção de equipamentos. Falta um projeto eficaz de emergência."

 

Desde 2008, o Conselho Distrital de Saúde analisa permanentemente o funcionamento da rede pública, indicando problemas, soluções e prazos para as metas serem alcançadas.

 

O papel da entidade é exatamente ajudar o governo a elaborar políticas públicas de curto, médio e longo prazo para o setor. Mesmo assim, nenhum conselheiro foi chamado pela Secretaria de Saúde para debater a situação. A secretária Eliane Berg afirmou que não existe previsão para que o Conselho de Saúde seja ouvido.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique