União Europeia faz doação para combate ao Zika no Brasil

02:32 Geral, Notícias 16/02/2016 - 18h02 Brasília Embed

Jéssica Gonçalves

A União Europeia vai doar 10 milhões de euros para ações de combate ao Aedes aegypti no Brasil. O valor será destinado a pesquisas científicas relacionadas principalmente ao vírus Zika, que já chegou a quase 40 países. O anúncio foi feito após encontro, em Brasília, do ministro da Saúde, Marcelo Castro, com 24 embaixadores de países da Europa.

 

O embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, afirmou que o acordo vai favorecer institutos como Fiocruz e Butantan.

 

Questionado sobre a preocupação dos governos internacionais em relação às Olimpíadas, o ministro Marcelo Castro voltou a afirmar que a epidemia não vai dificultar a realização dos jogos, em agosto.

 

O Ministério da Saúde também anunciou, nesta terça-feira (16), que os governos do Brasil e dos Estados Unidos vão começar um estudo na Paraíba sobre microcefalia ligada ao vírus Zika.

 

As pesquisas, que vão durar 50 dias, começam esta semana. A expectativa é que cerca de 800 pacientes sejam avaliados.

 

A Paraíba é o quarto estado com maior número de casos de microcefalia no país, atrás de Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte. Ao todo, foram 756 casos, sendo 54 confirmados, 275 descartados e cerca de 420 em fase de investigação. É também o estado que registrou seis casos de bebês com outros tipos de alteração do sistema nervoso, em que o crânio tem tamanho normal, mas o cérebro é praticamente todo líquido.

 

Na semana passada, o governo brasileiro anunciou o primeiro acordo internacional para o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus Zika. Os estudos também serão feitos em parceria com os Estados Unidos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique