Casos de Guillan-Barré associados ao Zika aumentam no Rio

Publicado em 17/03/2016 - 20:31 Por Nanna Pôssa - Rio de Janeiro (RJ)

De acordo com boletim divulgado nesta quinta-feira (17) pela Secretaria Estadual de Saúde, desde janeiro do ano passado foram notificados 319 casos de microcefalia associada a infecções congênitas.

 

Destes, sete casos foram confirmados, 16 foram descartados e 296 notificações ainda estão sob investigação. Atualmente a Secretaria Estadual de Saúde adota como critério de confirmação de microcefalia não apenas dados clínicos mas também exames radiológicos.


Desde novembro do ano passado, as autoridades estão monitorando também o número de grávidas com manchas vermelhas na pele, um dos sintomas do Zika vírus.

 

De acordo com a Superintendência Estadual de Vigilância Epidemiológica, mais de seis mil grávidas apresentaram o sintoma e 268 tiveram confirmação do Zika vírus.

 

Todas serão acompanhadas até o final da gestação. O resultado positivo para zika não configura a existência de microcefalia.


Ainda segundo o boletim epidemiológico, cresceu também o número de casos de Guillain-Barré, doença neurológica autoimune que pode ser desencadeada após infecção por vírus ou bactérias.

 

Desde julho de 2015, foram notificados 57 casos. Destes 18 foram compatíveis com infecção por Zika vírus, 36 ainda estão sendo investigados e 3 casos foram descartados.

Últimas notícias
Justiça

Senado recorre para manter desoneração da folha de pagamento

O ministro Cristiano Zanin concedeu liminar a favor de um pedido do governo federal ao STF para suspender os efeitos da prorrogação da desoneração até 2027.

Baixar arquivo
Geral

Ipea realiza pesquisa online para conhecer realidade das domésticas

Dia 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. A data foi escolhida por ser dia de Santa Zita, reconhecida como padroeira das domésticas.

Baixar arquivo
Geral

Amazônia tem mais de 80 mil pontos de garimpo, revela Ipam

O levantamento observou a atividade mineradora na região no período entre 1985 e 2022. Ao longo desses 37 anos, a maior devastação ocorreu entre 2016 e 2022, exatamente nas terras indígenas onde o garimpo cresceu 361%.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa lança painel na internet com preços de medicamentos

Os remédios têm os preços regulados pelo governo. O painel mostra o valor máximo que as farmácias e indústria podem cobrar.

Baixar arquivo
Justiça

Usuários do X burlam medidas de bloqueios e fazem transmissões ao vivo

Relatório da Polícia Federal apontou que seis perfis bloqueados no Brasil, por ordem do STF, ainda conseguiram fazer lives e interagir com outros usuários.

Baixar arquivo
Geral

Em Porto Alegre, feridos em incêndio seguem internados

Ao todo, 15 vítimas estão internadas, quatro em estado grave. Além dos feridos, outras dez pessoas perderam a vida. Autoridades prestaram solidariedade pelas redes sociais, entre elas, o presidente Lula.  

Baixar arquivo