Luiz Estevão e ex-governador do DF estão presos na Papuda

Publicado em 09/03/2016 - 11:01 Por Pedro Peduzzi - Brasília

O ex-senador Luiz Estevão deixou por volta das 9h30 desta quarta-feira (9) o Departamento de Polícia Especializada do Distrito Federal, onde passou a noite, para ser encaminhado ao Complexo Penitenciário da Papuda.


Ele deverá cumprir pena de 31 anos de reclusão pelos crimes de peculato, estelionato, corrupção ativa e participação em quadrilha ou bando.


A prisão do ex-senador foi determinada pela 1ª Vara Criminal Federal de São Paulo. Na terça-feira (8) ele se entregou aos policiais da Divisão de Capturas da Polícia Civil, que o aguardavam na entrada de sua casa.


Na Papuda, Luiz Estevão ficará no bloco 5 do Centro de Detenção Provisória, mesmo local onde ficou preso em março do ano passado para cumprir parte da pena de três anos e seis meses pelo crime de falsificação de documento.


O ex-senador foi condenado pelo Tribunal Regional Federal, em 2006, pelo desvio de dinheiro das obras do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo (TRT-SP).


Nos últimos anos, a defesa do empresário apresentou vários recursos ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Dessa forma, ele conseguiu adiar o início do cumprimento da pena de 31 anos de prisão em regime fechado.


Na noite dessa terça-feira, por volta das 19h30, também foi encaminhado à Papuda o ex-governador do Distrito Federal Benedito Domingos. Ele foi condenado a nove anos e oito meses de prisão pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal, acusado dos crimes de fraude de licitação e de corrupção passiva.


As duas prisões só puderam ser determinadas porque recentemente o Supremo Tribunal Federal decidiu que condenados na 2ª instância devem cumprir pena imediatamente.

Últimas notícias
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo