agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Unidade de conservação no MT garante preservação de tartarugas

02:11 Geral, Notícias 03/03/2016 - 08h17 Brasília Embed

Juliana Russomano

Criado há 14 anos pela parceria entre Secretaria de Meio Ambiente e o Ibama, o Refúgio de Vida Silvestre Quelônios do Araguaia, no extremo norte do Mato Grosso, colabora com a preservação de diversas espécies da região.


Somente este ano, cerca de 408 mil tartarugas-da-amazônia, a maior espécie em água doce da América do Sul, nasceram no local.


O Refúgio é uma Unidade de Proteção Integral, cujo o principal objetivo é preservar a natureza de interferência humana.


Mesmo com 14 anos de atividade, o procedimento para adoção de um plano de manejo só teve início este ano.


O coordenador de unidades de conservação, Alexandre Battistela, afirma que o apoio da população é um dos motivos para o início do processo.


O plano delimita o espaço e estabelece as normas para o uso e o manejo da área. Ele envolve um conjunto de medidas para manutenção da espécie e o turismo sustentável.


Alexandre explica que as atribuições da unidade, previstas no plano de manejo, atraem o interesse do público.


O processo para adoção do plano é lento. O Termo de Referência, que inclui os estudos e recomendações à empresa contratada por licitação, está finalizado e passa por análise da Secretaria de Meio Ambiente. O edital deve ser lançado no meio do ano.


O contrato pode ser assinado ainda neste ano e os estudos em campo devem ser iniciados nos primeiros meses do ano que vem.


O prazo para conclusão é de dez meses. Se não houver imprevistos, o plano de manejo vai ser implementado no segundo semestre de 2017.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique