agario unblocked agario

Funai publica estudo sobre demarcação da terra indígena Sawré Muybu

01:50 Geral, Notícias 19/04/2016 - 17h04 Brasília Embed

Graziele Bezerra

A Funai publicou nesta terça-feira o estudo que faltava para dar prosseguimento ao processo de demarcação da terra indígena Sawré Muybu, no sudeste paraense; A reserva é tradicionalmente ocupada pelos índios munduruku e abrange os municípios Itaituba e Trairão.

 

O Relatório Circunstanciado estava pronto desde 2013 aguardando aprovação para ser publicado. O Ministério Público Federal no Pará chegou a mover uma ação na justiça cobrando a publicação do estudo.

 

Segundo a antropóloga Bruna Sigmaringa Seixas, responsável pelo relatório, o documento reconhece o modo de vida dos índios na região.

 

Segundo a antropóloga, desde o século XlX, a população indígena da região sofre a influência de não índios. No passado, sendo recrutados como mão de obra para os seringais. Nos dias de hoje, o impacto é dos garimpeiros

 

A terra indígena Sawré Muybu tem uma superfície de quase 179 mil hectares, área que corresponde a 179 mil campos de futebol. Um grupo de 132 índios, segundo o Censo de 2010, ocupa a região.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique