Hospital universitário do Rio vai reativar 100 leitos

Publicado em 19/05/2016 - 20:18 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

O diretor do Hospital Universitário Pedro Ernesto, Edmar José Alves dos Santos, garantiu que em no máximo nos meses vai reativar mais cem leitos da unidades chegando assim a 355.

 

O aumento das atividades será possível por causa de uma liminar que determinou que o governo do Estado do Rio de Janeiro repasse mensalmente  R$ 7 milhões ao hospital.

 

Com capacidade para 512 leitos, o hospital atualmente só disponibiliza 255, por causa da crise financeira que já provocou o atraso no pagamento de fornecedores e residentes. Mas santos ressaltou que a solução definitiva para unidade passa por um aumento da verba destinada a ela no orçamento do estado.

 

Nesta terça-feira  foi realizada a primeira visita da comissão de representação da Assembleia Legislativa, criada para acompanhar os problemas no hospital. O  presidente da comissão  deputado Zaqueu Teixeira afirmou que vai encaminhar a proposta de aumento do orçamento do Pedro Ernesto.

 

Mesmo com problemas, a unidade ligada à Universidade Estadual do Rio de Janeiro continua sendo uma referência em intervenções de alta complexidade como cirurgias cardíacas e neurológicas. Usuários como Marleuza Rodrigues de Oliveira esperam que a crise seja superada.

 

Durante a visita da comissão,  servidores do hospital fizeram um protesto e denunciaram uma suposta tentativa de sucatear a unidade para deixá-la vulnerável a privatização ou terceirização dos serviços. O diretor do hospital refutou a hipótese.

 

Atualmente o hospital pedro ernesto é administrado diretamente pelo estado e conta com cerca de 3.800 servidores públicos, além de 1.200 alunos de graduação e de pós graduação. Mesmo com a crise, em 2015, a unidade realizou cerca de 450 mil consultas e cinco mil cirurgias.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo