Número de fumantes no DF cai 40% em dez anos

Publicado em 30/05/2016 - 08:16 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

O Dia Mundial sem Tabaco é comemorado nesta terça-feira, dia 31 de maio. No Distrito Federal, o número de fumantes caiu 40%, nos últimos dez anos, segundo o Programa de Controle do Tabagismo.


Atualmente, a Secretaria de Saúde tem 82 centros ou hospitais que atendem pessoas que querem parar de fumar. Entre 2011 e 2014, mais de 20 mil fumantes foram atendidos. Desses, cerca de 13 mil deixaram o vício.


O coordenador do Programa de Controle do Tabagismo, Celso Rodrigues da Silva, ressalta que quem quiser parar de fumar deve procurar um dos 82 locais para fazer o tratamento.


O servidor público Jefferson Moura, fumou durante 15 anos e parou há apenas nove meses. Ele resolveu abandonar o cigarro para ter mais fôlego nas atividades físicas.


Jefferson também chama atenção para a necessidade de mudar os hábitos.


Para marcar o Dia Mundial sem Tabaco, a Câmara Legislativa e a Câmara dos Deputados vão debater o tema com especialistas nesta quarta-feira (1º). Entre os projetos para combater o tabaco, estão a padronização das embalagens do produto e o fim dos cigarros com sabores.

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo