Vacinação nacional contra a gripe segue até 20 de maio

Publicado em 01/05/2016 - 16:29 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília, DF

Esse sábado (1º) foi o dia D de Mobilização Nacional contra a Gripe. Os chamados grupos prioritários que devem receber a dose são as crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, grávidas, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, e profissionais da saúde.

 

O Ministério da Saúde quer vacinar, ao menos, 80% desse público-alvo, que é de 49,8 milhões de pessoas. 

 

O envio das doses de vacina pelo governo federal começou no dia primeiro de abril. Isso porque 22 estados anteciparam o início da vacinação.

 

Ao todo, o governo pretende distribuir 54 milhões de doses que protegem contra três subtipos do vírus da gripe: o H1N1, o H3N2 e a influenza B. Até 16 de abril, foram registrados 1.635 casos de influenza de todos os tipos no Brasil, sendo 83% pelo vírus H1N1, além de 230 mortes.

 

O aposentado Benedito de Almeida, de 65 anos, conta que desde que começou a tomar vacina contra a gripe não teve mais casos graves da doença.

 

Quem não se vacinou no dia D ainda tem tempo. Em todo o país, 65 mil postos de vacinação vão funcionar durante a campanha, que termina no dia 20 de maio.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo