Entidades fazem ato em São Paulo em defesa da Petrobras

Publicado em 24/06/2016 - 18:09 Por Cátia Rodrigues - São Paulo (SP)

Um grupo de manifestantes de movimentos sociais, sindicais e estudantis ligados à Frente Brasil Popular participou, nesta sexta-feira, de um ato em defesa da Petrobras na capital paulista.

 

A manifestação começou na parte da manhã no hall de entrada da estatal. Depois, a concentração se deslocou para a calçada em frente à empresa. O ato durou cerca de seis horas e ocorreu de forma pacífica, segundo informações da Polícia Militar.

 

Incentivados pelos discursos das lideranças dos movimentos, os participantes protestaram contra medidas que o governo interino de Michel Temer venha a tomar no sentido de tentar privatizar a Petrobras.

 

Os manifestantes também criticaram o projeto de lei 131 de 2015, que revoga a participação obrigatória da Petrobras na exploração do petróleo da camada do pré-sal.      

 

Para o coordenador geral da Central de Movimentos Populares, Raimundo Bonfim, que também faz parte da coordenação da Frente Brasil Popular, a proposta -- caso seja aprovada no Congresso - vai significar a perda da soberania do país pela possibilidade da entrega da exploração do pré-sal a empresas estrangeiras. 

 

O projeto de lei 131 de 2015 foi proposto pelo atual ministro das Relações Exteriores, José Serra, quando na época era senador. A proposta passou pelo Senado e agora está na Câmara dos Deputados.

 

De acordo com a lei 12.351 de 2010, que está em vigor, a Petrobras deve atuar como única empresa responsável pelas operações de todos os campos do pré-sal. A legislação determina ainda que a estatal deve ter participação obrigatória de, no mínimo, 30% em todos os consórcios formados para exploração e produção do petróleo da camada do pré-sal.

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo