Queda de energia afeta várias regiões do estado do Rio

Publicado em 31/08/2016 - 18:59 Por Nanna Pôssa - Rio de Janeiro

Falha em duas linhas de transmissão de Furnas provoca queda de energia e  interrupção de 37% da carga total do estado do Rio de Janeiro.

 

De acordo com o Operador Nacional do Sistema elétrico (ONS) às 14h54 desta quarta-feira teve desligamento de duas linhas de transmissão de propriedade da Eletrobrás Furnas.

 

Isso afetou a rede de operação das concessionárias Light e Ampla nas seguintes áreas do Rio: Região dos Lagos, Norte e Noroeste Fluminense e alguns bairros da capital. A situação começou a ser revertida a partir das 15h11.

 

 

Segundo a Furnas, o desligamento das linhas de transmissão Adrianópolis e Angra dos reis foi automático do sistema de proteção de falhas. Ainda segundo Furnas as linhas foram reenergizadas às 15h11 e 15h16, respectivamente. A equipe técnica da empresa apura as causas da ocorrência.

 

A Light afirmou que trechos da Baixada Fluminense e Zona Norte ficaram sem energia por conta da falha no sistema. A Ampla divulgou que a energia foi normalizada no Norte, Noroeste fluminense na região dos Lagos e em Teresópolis.

 

O problema de fornecimento de energia externa afetou os trens da Linha 2 do metrô que ficaram operando apenas até a estação Maria da Graça. A situação já foi normalizada.

 

A circulação do Veículo Leve Sobre Trilho (VLT) foi interrompida durante quase meia hora. A operação do trecho completo do Santos Dumont até a Rodoviária já foi reestabelecida.

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colombia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo