Campanha destaca necessidade de valorização do Cerrado
Publicado em 28/09/2016 - 12:38 Por Maíra Heinen - Brasília
Uma campanha pela valorização do Cerrado foi lançada nessa terça-feira (27), em Brasília. Iniciativa de diversas entidades como a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), o objetivo é alertar a população para a destruição do bioma que é o nascedouro de grandes bacias hidrográficas da América do Sul: a Amazônica, a do Araguaia/Tocantins, do São Francisco e do Prata.
Para Isolete Wichinieski, da CPT, o Cerrado precisa ter a mesma visibilidade que o bioma Amazônico, por exemplo, possui.
O pequeno agricultor de Campos Lindos do Tocantins, Pedro Alves dos Santos, reforça a importância do Cerrado para a vida das comunidades camponesas e tradicionais.
Além de pautar a sociedade em relação à importância do Cerrado, a campanha Cerrado, Berço das Águas propõe a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 504/2010 para que o Cerrado seja reconhecido na Constituição Federal como Patrimônio Nacional.
A campanha pede, ainda, um debate sobre uma possível moratória do Cerrado, para que o bioma possa ter um tempo de recuperação, sem a ação do agronegócio.
Além disso, as entidades solicitam a paralisação do projeto Matopiba, uma nova fronteira agrícola nos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia que, segundo a organização da campanha, tem afetado negativamente o Cerrado e as populações tradicionais.