INSS fará revisão de benefícios de 1,6 milhão segurados

Publicado em 02/09/2016 - 20:36 Por Lucas Pordeus Leon - Brasília

Os beneficiários do INSS que recebem auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez vão ter cinco dias úteis para marcar perícia após receber a carta convocando para o pente fino da Previdência.

 

O Instituto Nacional de Seguro Social publicou a resolução com as regras para a revisão do benefício. Serão convocados 530 mil beneficiários com auxílio-doença e 1,1 milhão aposentados por invalidez com idade inferior a 60 anos.

 

O INSS vai mandar uma carta e o beneficiário tem cinco dias úteis para marcar a perícia pela central de telefone 135. Se não atender o chamado do INSS, o benefício será cortado até que a pessoa agende a nova perícia.

 

Os primeiros a receberem as cartas vão ser 75 mil beneficiários de auxílio-doença que têm até 39 anos de idade e mais de dois anos de benefício sem passar por exame pericial.

 

Nos casos de segurados com endereço indefinido ou que vivem em locais onde os Correios não chegam, a convocação será feita por edital publicado em Diário Oficial.

 

Quando se constatar que a pessoa estaria capacitada ao trabalho, o benefício será cortado sem necessidade de manifestação prévia. O objetivo do governo é cortar benefícios que estariam irregulares e economizar dinheiro.

Últimas notícias
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: 27,6% dos lares brasileiros vivem com insegurança alimentar

A proporção de domicílios que enfrentavam o problema de forma moderada ou grave ficou em cerca de 9%, em 2023, segundo dados da PNAD Contínua Segurança Alimentar.

Baixar arquivo
Economia

Juros do empréstimo consignado do INSS caem para 1,68% ao mês

No caso do cartão de crédito consignado e do cartão de benefício, os juros caem para 2,49%. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal retoma agendamento de passaporte pela internet

Na semana passada, uma tentativa de invasão hacker fez a PF suspender a marcação online.

Baixar arquivo
Geral

Google não vai permitir anúncios políticos nas eleições de outubro

A medida começa a valer em maio quando entra em vigor uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral .

Baixar arquivo
Geral

Não há provas de que Bolsonaro pediria asilo à Hungria, conclui Moraes

Na avaliação do ministro do STF, o ex-presidente não violou a medida cautelar que o proíbe de se ausentar do país. No entanto, foi mantida a apreensão do passaporte de Bolsonaro. 

Baixar arquivo