Governo identifica 1,1 milhão de benefícios irregulares no Bolsa Família

02:27 Geral, Notícias 07/11/2016 - 18h46 Brasília Embed

Márcia Wonghon

* Matéria atualizada às 21h24 para correção do áudio referente ao valor " governo espera economizar R$ 2,4 bilhões"

 

Cerca de 469 mil benefícios do Bolsa Família, em todo o país, serão cancelados a partir deste mês e outros 654 mil, bloqueados, totalizando 1,1 milhão. O maior número de bloqueios aconteceu na região Nordeste, seguida do Sudeste, Norte, Centro- Oeste e Sul.

 

A medida foi tomada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, depois da constatação de que a renda per capita das famílias, era superior ao valor exigido para ingresso e permanência no programa.

 

De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, a ideia do pente fino é direcionar os recursos federais às famílias de baixa renda que realmente necessitam.

 

O ministro disse ainda que, com as medidas, o governo espera economizar R$ 2,4 bilhões, que serão direcionados à concessão de novos benefícios.

 

Os pagamentos ficam suspensos por três meses até que os beneficiários possam apresentar documentos que esclareçam erros constatados no cadastro. As pessoas vão ficar sabendo quando puxarem os extratos bancários ou usarem o aplicativo de celular do Bolsa Família.

 

A identificação das irregularidades foi possível a partir do aprimoramento dos mecanismos de controle, que passou a contar com seis bases para cruzamento de dados de verificação da renda familiar, envolvendo entre outras instituições, o INSS, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e Sistema de Controle de Óbitos. Além dos benefícios encerrados e bloqueados, outras 1,4 milhão de famílias serão convocadas, a partir de janeiro do próximo ano, a fazer atualização cadastral.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique