Conselho aponta falta de medicamentos em hemocentro do Rio

Cremerj

Publicado em 08/12/2016 - 10:35 Por Tatiana Alves - Rio de Janeiro

Unidades de saúde do Estado do Rio de Janeiro passam por problemas graves. Os dados são baseados em denúncias de médicos e funcionários a diretores do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), que constatou a gravidade da situação em 12 unidades. São nove hospitais, um posto de saúde, uma unidade de pronto-atendimento e um hemocentro. 


De acordo com o conselho, a situação persiste desde o ano passado, quando alguns hospitais da capital e região metropolitana, como o Albert Schweitzer, o Getúlio Vargas, o Adão Pereira Nunes e o Hospital da Mulher, restringiram o atendimento de emergência e o número de leitos pela metade.


Uma das denúncias é que o Hemorio não atenderá  novos pacientes por falta de medicamentos.

 

Soraia Pereira se trata no instituto há 4 anos. Ela conta que passou por problemas no hemocentro, quando precisou fazer um segundo transplante de medula.
 


A professora Vanda de Souza relata que um dos medicamentos usados para tratar a leucemia de seu filho está em falta.
 


O Hemorio informou por nota, que, no momento, o estoque de analgésicos, medicamentos para quimioterapia, soro, luvas estéreis, gazes e seringas está em dia.

 

A Secretaria de Estado de Saúde afirma que todas as suas unidades seguem em funcionamento e que, desde o início do ano, recebe cerca de 40% do orçamento estadual previsto.

 

Segundo a Fazenda Estadual, não há disponibilidade de mais valores para repasse, em função dos cortes realizados para ajuste das contas do governo.

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo