Elize Matsunaga é condenada a 19 anos e 11 meses de prisão

Julgamento

Publicado em 05/12/2016 - 10:55 Por Lana Cristina - Brasília

Depois de sete dias, terminou na madrugada desta segunda-feira (5), o julgamento de Elize Araújo Matsunaga. Ela foi condenada a 19 anos, 11 meses e um dia de prisão, por ter matado o marido, Marcos Kitano Matsunaga, em 2012.

 

A sentença foi proferida pelo juiz Adilson Paukoski, do 5º Tribunal do Júri da Justiça de São Paulo. Elize cumprirá a pena inicialmente em regime fechado.

 

O júri acatou apenas um dos pedidos da acusação de qualificar o crime, a de que foi cometido sem chance de defesa da vítima. Os outros dois seriam motivo torpe e meio cruel.

 

Pelo crime de homicídio sem ter dado chance de defesa, Elize foi condenada a 18 anos e 9 meses. E a 1 ano, dois meses e 1 dia por ter destruído e ocultado o cadáver de Marcos Matsunaga.

 

O julgamento começou na segunda-feira (28) da semana passada, no Fórum da Barra Funda. Ainda em 2012, dias depois do crime, Elize Matsunaga confessou ter matado o marido, diretor executivo da indústria de alimentos Yoki. Ela justificou a atitude pelo fato de ter descoberto que Marcos tinha uma amante e afirmou que, após uma discussão, acabou atirando no marido.

 

Horas depois, desesperada por ter percebido a gravidade do que tinha feito, ela esquartejou o corpo do marido e espalhou as partes em vários pontos da cidade de São Paulo.

 

A defesa de Elize sustentou que ela não teve a intenção de matar. Já o Ministério Público e os advogados da família de Marcos Matsunaga argumentaram que o crime foi premeditado e que a ré tinha interesse na herança que seria deixada pelo executivo.

 

Elize volta ainda nesta segunda ao presídio de Tremembé, onde cumpre pena desde junho de 2012. Com Marcos Matsunaga, ela teve uma filha que hoje está com cinco anos. A menina é criada pelos avós paternos. A mãe foi proibida de ver a filha.

Últimas notícias
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo