Moradores desocupam prédio no centro do Rio

Reintegração

Publicado em 31/01/2017 - 19:19 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

A Polícia Militar realizou, na manhã desta terça-feira(31), uma operação de reintegração de posse em um prédio localizado na Lapa, região central do Rio de Janeiro, na Rua Visconde do Rio Branco, que ficou interditada durante a ação.

 

O edifício de quatro andares foi ocupado, segundo a Defensoria Pública do estado, há cerca de um ano por aproximadamente 20 famílias. Após a ordem de despejo, as famílias iniciaram a retirada dos pertences do local. Com a mediação da Defensoria Pública do estado e de autoridades do Poder Público, a Polícia Militar não precisou entrar no edifício.

 

Durante ação, que durou cerca de três horas, houve um princípio de tumulto, que foi rapidamente controlado.

 

A defensora pública do Estado, Adriana Bevilaqua, que acompanha o caso, disse que as famílias que ocuparam o prédio vivem em situação de extrema precariedade e que não tem como solucionar a questão habitacional por conta própria.

 

Uma das moradoras do edifício, Aline Aparecida, que está desempregada, disse que saiu da casa da mãe para ocupar o espaço em busca de mais independência. Ela sabia, no entanto, que precisaria deixar o local a qualquer momento e afirmou que as famílias, muitas com crianças pequenas, não têm para onde ir.

 

A prefeitura ofereceu um abrigo na Ilha do Governador, mas as famílias consideram o local distante do centro, onde a maioria trabalha como camelô. A Defensoria Pública, que segue monitorando a ação, quer que os objetos dos moradores sejam levados a locais indicados por eles, no serviço de frete disponibilizado pelo dono do imóvel.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo