Brasil perdeu R$ 130 bi com o contrabando no ano passado

Campanha

Publicado em 29/03/2017 - 11:21 Por Danyele Soares - Brasília

Para combater o contrabando, entidades da sociedade civil e os Poderes Executivo e Legislativo se juntaram e lançaram a campanha  “O Brasil que nós queremos”.

 

Segundo a Frente Parlamentar Mista que trata do assunto, o problema causou um prejuízo ao país de R$ 130 bilhões no ano passado. De acordo com o Ministério da Justiça, esse valor poderia ser usado na construção de mais de mil hospitais ou 25 mil escolas públicas.

 

A ação quer aprimorar a fiscalização nas fronteiras e prevê a criação de grupos unindo Receita Federal, as Polícias Federal e Rodoviária Federal, e os órgãos estaduais para identificar os fornecedores desses produtos.

 

Além disso, a campanha pede a instalação de scanners em portos e nas rodovias federais. Segundo o presidente do Fórum Nacional contra a Pirataria e a Ilegalidade, Edson  Vismona, é preciso unir esforços para identificar a origem da mercadoria.

 

Entre os principais itens contrabandeados estão: cigarros, roupas, bebidas, remédios e armas. De acordo com a Receita, 65% das mercadorias que entraram ilegalmente no país e são comercializadas são cigarros.

 

E nesta quarta-feira, 12 mil toneladas do produto que foram apreendidas pelo Fisco foram destruídas em São Paulo e em Foz do Iguaçu.

 

Para o presidente da Frente Parlamentar, deputado Efraim Filho, aumentar impostos não é a melhor solução para resolver o problema.

 

Com a campanha de combate ao contrabando, o governo e o Congresso Nacional esperam aumentar a arrecadação e gerar mais empregos e renda.

 

* Matéria atualizada às 16h59 para complementação de informações e inserção de sonoras.

Últimas notícias
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo
Internacional

Irã não acusa Israel por ataque e minimiza ação

Líderes mundiais voltaram a fazer apelos para conter a tensão no Oriente Médio. Em Teerã, milhares foram às ruas depois das orações de sexta-feira em resposta ao aparente ataque. Um comandante iraniano, falando à multidão, confirmou que objetos suspeitos foram abatidos, sem responsabilizar Israel.

Baixar arquivo
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo