Conheça algumas restrições para adesão ao PDV do governo

Medida Provisória

Publicado em 26/07/2017 - 10:30 Por Graziele Bezerra - Brasília

Servidores em estágio probatório ou que estejam perto de se aposentar não poderão aderir ao Plano de Demissão Voluntária (PDV) proposto pelo governo. Uma medida provisória, ainda sem data para ser publicada, vai detalhar a medida. 


Também não vai poder optar pelo PDV quem se aposentou em cargo ou função pública e reingressou em cargo público inacumulável, além daqueles que na data de abertura do processo de adesão ao programa estejam habilitados em concurso público federal, dentro do número de vagas. 


Por fim, ficam de fora os servidores que tenham sido condenados a perda do cargo, em decisão judicial transitada em julgado, e os servidores públicos que estejam afastados por acidente em serviço ou para tratamento de saúde. 


O Ministério do Planejamento vai definir quais carreiras, órgãos e regiões geográficas vão poder participar do programa para preservar órgãos com escassez de pessoal. 


A pasta também vai definir o quantitativo máximo de servidores que poderão aderir ao PDV, por órgão.


De acordo com dados do Ministério do Planejamento, o Executivo tem mais de 656 mil servidores civis ativos. As despesas com pessoal ultrapassam R$ 10 bilhões.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo