Incêndio no Parque do Araguaia já consumiu 12 mil hectares

Meio Ambiente

Publicado em 24/08/2017 - 11:27 Por Maísa Penetra - Brasília

O incêndio no Parque do Araguaia, em Mato Grosso, entrou no nono dia. Equipes do Corpo de Bombeiros estão no local. Na tarde dessa quarta-feira (23), a frente norte apresentava chamas mais altas e muito calor.


Não foi possível interromper a progressão do incêndio nesta linha. Nas demais, o fogo está sendo contido. No total, são 13 quilômetros de linhas de defesa e contenção.


Já foram queimados mais 12 mil hectares da unidade de conservação. As condições atmosféricas favorecem o incêndio. O comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Paulo Barroso, diz que as condições climáticas já estavam desfavoráveis ao trabalho dos bombeiros desde o início.


“Enfrentamos grandes dificuldades durante os primeiros dias em razão da baixa umidade do ar, da temperatura alta e de ventos fortes ocasionados pela tentativa de entrada de massas de ar frio naquela região. Só que o ar frio não entrou na região. Na verdade, a região do Araguaia passa por uma estiagem de mais de 45 dias, o que potencializa a ocorrência de incêndios florestais e dificulta sobremaneira os combates.”


Na manhã dessa quarta-feira a equipe estava com dez bombeiros militares, quatro brigadistas, uma aeronave e dois tratores para auxiliar na criação das linhas de defesa e combate ao fogo. A equipe de perícia averigua a situação. O ponto mais provável do início do incêndio está às margens do rio Araguaia. A suspeita é que a origem seja uma fogueira que foi deixada para trás.

 

Vale lembrar que, em Mato Grosso, as fogueiras são proibidas de julho à setembro, período de estiagem na região.

Últimas notícias
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo