agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Caesb nega ampliação do racionamento de água no DF neste momento

03:51 Geral, Notícias 19/10/2017 - 16h15 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Após informações de que o racionamento de água ficaria mais intenso, no Distrito Federal, a Caesb desmentiu o boato.

 

Segundo o presidente da companhia, Maurício Luduvice, a possibilidade não está descartada, porque a situação dos reservatórios que abastecem toda a região está em níveis críticos, principalmente o do Descoberto, que tem apenas 11% do volume útil de água.

 

Na tentativa de evitar o esvaziamento total dos reservatórios, a Caesb já realiza um rodízio de desligamento nas regiões, a cada dia da semana. Esse racionamento se arrasta desde janeiro.

 

Mas nem todas as áreas fazem parte do cronograma, já que o esquema é apenas para as regiões abastecidas pelos sistemas Torto-Santa Maria e Descoberto.

 

As regiões de Planaltina e Sobradinho, por exemplo, são abastecidas por sistemas independentes, como o Córrego Pipiripau , que esteve quase seco na última semana.

 

A população dessas áreas ficou dias seguidos sem água, devido ao problema. É o caso da moradora do Vale do Amanhecer, Analice da Silva. Ela conta que chegou a ficar uma semana sem água em casa e, pra se virar nos afazeres domésticos e na higiene da família, foi difícil.

 

Em Sobradinho e Planaltina a situação se repetiu entre muitos moradores. 

 

O presidente da Caesb explica que a situação está se normalizando, porque o volume de captação no córrego já voltou a ser de 250 litros por segundo, quantidade que tinha reduzido, nos últimos dias.

 

A crise hídrica no DF é considerada grave pelo professor Carlos Henrique Lima, do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da UnB. Mas ele conta que a situação chegou a esse ponto, poque as medidas necessárias não foram tomadas antes, já que, desde os anos 90, a previsão para a segunda década do século 21 era de insuficiência de água.

 

Segundo Carlos Henrique, a situação tende a se agravar no ano que vem, caso as chuvas não sejam suficientes. Isso pode forçar os órgãos a aumentar os períodos entre os fornecimentos de água em situações extremas que podem chegar até quatro dias.

 

Segundo o Inmet, Instituto Nacional de Meteorologia, as chuvas podem voltar a cair a partir do próximo sábado, podendo se intensificar no domingo.

 

Independente disso, a recomendação é que o consumo de água seja sempre consciente, para que a situação não se agrave no DF.

 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique