Combate ao Aedes é prioridade neste inverno amazônico

Saúde Pública

Publicado em 16/11/2017 - 07:53 Por Bianca Paiva - Manaus

O inverno amazônico, como é conhecido o período  de chuvas na região, está próximo e com isso aumenta a preocupação da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS) do Amazonas com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e vírus Zika.


Apesar do estado ter registrado uma redução significativa de casos dessas doenças nos últimos dois anos, os cuidados devem continuar. É o que ressalta o chefe de Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, Cristiano Fernandes.


Dados epidemiológicos da FVS mostram que entre janeiro e outubro deste ano, por exemplo, foram notificados 620 casos de zika, contra 5.945 no mesmo período de 2016, uma queda de 89,28%.


A dengue reduziu quase pela metade, 47%, passando de pouco mais de 14 mil casos no ano passado para cerca de 7.400, em 2017. Já em relação a chikungunya foram notificados 948 casos, em 2016, e apenas 541 este ano, o que representa uma diminuição 42%.


De acordo com a fundação, em 80% dos casos a transmissão dessas doenças pelo Aedes aegypti ocorre nos meses de novembro e maio, o período de inverno amazônico.

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo