Empresas vão usar o eSocial a partir do próximo ano

Trabalhadores

Publicado em 30/11/2017 - 12:57 Por Sumaia Vilela - Brasília

A partir de janeiro do ano que vem, empresas com faturamento anual superior a  R$ 78 milhões vão começar a usar o eSocial para enviar ao governo informações obrigatórias sobre os trabalhadores.


Treze mil e setecentas companhias serão incluídas, juntas elas têm cerca de 15 milhões de empregados.


Em julho será a vez das empresas que faturam menos, incluindo pequenas empresas e microempreendedores individuais. E, em janeiro de 2019, os entes públicos vão passar a usar o sistema.


O cronograma foi anunciado nessa quarta-feira (29), pela Receita Federal.


O eSocial foi criado inicialmente para o registro de empregados domésticos. Ele unifica o envio de informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, acidentes de trabalho, aviso prévio e FGTS.


De acordo com o assessor especial da Receita Federal para o eSocial, Altemir Melo, a medida permite ao governo reduzir custos de análise de toda a informação que atualmente chega de fontes diferentes, além de permitir o realocamento de equipes que hoje fazem a fiscalização para saber se existe alguma diferença entre as 15 declarações usadas atualmente.


Melo diz, no entanto, que o sistema beneficiará principalmente o trabalhador.


“O maior beneficiário é o trabalhador. Ele passa a ter os dados de todas as relações trabalhistas deles em bases consistentes, compartilhadas em todos os órgãos. Se ele precisar de um benefício previdenciário não precisa levar comprovação. FGTS vai ter transparência grande”, afirmou Altemir Melo.


O governo também espera usar os dados para planejar políticas públicas de forma mais precisa. Ao fim do processo, a Receita prevê coletar informações de cerca de 8 milhões de empresas, com aproximadamente 44 milhões de trabalhadores.

Últimas notícias
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operação contra desvio de R$ 14 milhões no SUS

Operação Moto-perpétuo cumpriu 13 mandados de busca e apreensão nesta terça-feira (23), em endereços ligados aos investigados nas cidades de Curitiba, São Paulo e Balneário Camboriú, em Santa Catarina.  

Baixar arquivo
Geral

Dia de São Jorge tem missa, procissão e a tradicional feijoada

O dia do santo mais festejado da igreja católica no Rio de Janeiro começou com missa,  alvorada festiva e muitos fogos na matriz, em Quintino, na zona norte da capital.

Baixar arquivo
Segurança

Mais de 90% dos fuzis apreendidos no RJ em 2023 eram importados

O maior número estava em áreas onde existem disputas de território entre facções criminosas rivais

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: Dia Mundial dos Escoteiros

O dia 23 de abril marca a celebração desse movimento mundial que tem como lema estar “Sempre alerta!” A data foi escolhida em homenagem a São Jorge, que era considerado pelo fundador um exemplo a ser seguido.

Baixar arquivo
Economia

PF e Abin investigam invasão ao sistema de pagamento do governo

O que se sabe até o momento é que não houve ataque externo na invasão ao Siafi. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores de despesas para entrar no sistema e supostamente desviar recursos federais.

Baixar arquivo