Brasilienses vão à Praça dos Orixás levar suas oferendas

Religiosidade

Publicado em 31/12/2017 - 16:00 Por Sumaia Villela - Brasília

Teve gente que não esperou até os primeiros minutos de 2018 para fazer os seus agradecimentos de 2017 e pedidos para o ano que começa.

 

E um dos pontos de Brasília para as reverências espirituais é a Praça dos Orixás, à beira do Lago Paranoá, no local conhecido como Prainha. Logo cedo, os Filhos de Gandhy passavam o som, para o show da noite, e deixavam o ambiente ainda mais simbólico.

 

Grupos, vestidos em sua maioria de branco, deixavam flores, acendiam velas coloridas, ofereciam iguarias como peixe e muito espumante. Pai Rogério de Oyá, babalorixá há mais de 20 anos, explica o significado das oferendas, entre elas os ebós, comidas usadas em rituais de purificação.

 

É o segundo ano que a estudante Keila Roberta vai até a Praça dos Orixás para dividir seus votos de Ano Novo com os presentes. Ela é do Candomblé, e encontra nesse espaço um símbolo de resistência contra o preconceito, e também de comunhão.

 

Comunhão que envolve pessoas das mais variadas religiões. A católica Maria Dulce Nascimento diz que vai à Praça dos Orixás todos os dias 31 de dezembro desde que o local foi criado. Ela visita Iemanjá, que compara à Nossa Senhora. O pedido dela para 2018 é simples: mais amor.

 

Um apelo foi feito em frente a imagem de Oxalá, incendiada de forma criminosa em 2016. Até hoje a estátua não foi recuperada. É o contraste entre a destruição e as cores dos presentes aos orixás, entre a intolerância e a diversidade religiosa que se fez presente no último dia de 2017, à beira das águas de Brasília.

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo