Tropas federais vão ficar no Rio até o fim de 2018

Segurança Pública

Publicado em 29/12/2017 - 08:53 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

As tropas federais que atuam no Rio de Janeiro devem permanecer no estado até o final de 2018.


O anúncio de extensão da Garantia da Lei e da Ordem, a GLO, instrumento que garante a presença das forças federais no Rio, foi feito nessa quinta-feira (28) pelo Ministro da Defesa, Raul Jungmann, em Brasília, após um pedido do governador Luiz Fernando Pezão.


O ministro afirmou que além da extensão do prazo de atuação vai propor ao governo do estado a elaboração de novos protocolos para deixar claro o papel das tropas no Rio de Janeiro.


Jungmann disse que ainda não tem detalhes de como esses papéis vão ser definidos, mas destacou que essa elaboração deve ficar pronta até o início de 2018 e vai aprimorar a atuação.


A extensão da GLO também deve ser formalizada nos próximos dias. Jungman afirmou que não sabe quanto vai ser gasto com a presença das tropas no Rio no ano que vem e disse que, neste ano, de R$ 47 milhões disponibilizados foram gastos R$ 42 milhões.


As tropas federais começaram a atuar no Rio há aproximadamente seis meses. Cerca de 40 mil militares participaram de operações conjuntas com as forças policiais do estado do Rio, com atuação voltada para o cerco e ocupação de pontos estratégicos.

Últimas notícias
Política

Ex-deputado Wladimir Costa é preso pela PF em Belém

A prisão preventiva de Wladimir Costa ocorreu por causa da prática reiterada de crimes eleitorais de violência política contra uma deputada federal, por meio das redes sociais.

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal suspende agendamento online de passaportes

Uma tentativa de invasão hacker, no início da semana, fez a Polícia Federal suspender o agendamento online para solicitação de emissão de passaporte. O serviço vai ser retomado depois que a integridade dos sistemas da forem verificados. 

Baixar arquivo
Geral

Embarcação encontrada com nove corpos no Pará ia para Ilhas Canárias

De acordo com a Polícia Federal, o barco provavelmente saiu da Mauritânia, na África, e desviou por uma corrente marítima, chegando ao Brasil. O arquipélago espanhol é usado como rota migratória para a Europa.

Baixar arquivo
Geral

Frente fria deve derrubar temperaturas no Sul do Brasil, diz Inmet

A meteorologista do Inmet Dayse Moraes diz que o frio vai pegar os três estados do Sul do Brasil, parte do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro

Baixar arquivo
Geral

Pastor é indiciado pelo crime de intolerância religiosa

O pastor evangélico Felippe Valadão, da Igreja Lagoinha, em Niterói, região metropolitana do Rio, foi indiciado pelo crime de intolerância religiosa. Ele começou a ser investigado depois de fazer discurso, em um evento oficial da Prefeitura de Itaboraí, em maio de 2022, que também foi transmitido pelas redes sociais.

Baixar arquivo
Internacional

Colômbia e Brasil buscam paz no pós-eleições da Venezuela

A Colômbia apresentou uma proposta para garantir a vida de quem perder as eleições na Venezuela, marcadas para julho deste ano. 

A ideia foi divulgada, nessa quarta-feira, pelo presidente Gustavo Petro, após encontro bilateral com o presidente Lula, em Bogotá.

Baixar arquivo