Brasil vai aumentar áreas marinhas protegidas para 25%

Meio Ambiente

Publicado em 06/03/2018 - 08:45 Por Victor Ribeiro - Brasília

O Brasil vai ampliar as áreas de proteção ambiental no mar. O anúncio foi feito nessa segunda-feira (5) após uma reunião do presidente Michel Temer com ministros, empresários e representantes da sociedade civil.

 

As unidades de preservação serão criadas nos arquipélagos de Trindade e Martim Vaz, no Espírito Santo; e de São Pedro e São Paulo, em Pernambuco. O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, destacou o que essas novas áreas de proteção representam.

 

Sonora: “Hoje o Brasil tem 1,5% de proteção de áreas marinhas. Vamos pular para 25%. Internacionalmente, se aconselha que os países tenham em torno de 15%. Então, vamos dar um salto gigantesco.”

 

Cada um dos arquipélagos terá mais de 40 milhões de hectares definidos como área de proteção ambiental. Haverá também uma área considerada monumento natural marinho, que se estenderá por 6 milhões de hectares em Trindade e Martim Vaz, e 4 milhões de hectares em São Pedro e São Paulo.

 

Sarney Filho detalhou a diferença entre área de proteção ambiental e monumento natural marinho.

 

Sonora: “Vai se criar duas modalidades de unidades de conservação: a área de preservação ambiental, que é uma modalidade de uso direto, que você pode, através do plano de manejo permitir, organizadamente, a pesca e a exploração dos recursos naturais. E o monumento natural, que, nesse não, esse é restrito, não permite pesca, não permite atividades nessas áreas.”

 

Ainda de acordo com o ministro do Meio Ambiente, as duas áreas de preservação ambiental serão criadas por meio de decretos que o presidente Michel Temer vai assinar no próximo dia 18, durante o Fórum Mundial da Água.

 


* Colaboração: Kariane Costa

Últimas notícias
Geral

Mais de 20 instituições federais de ensino estão em greve

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior recusou a proposta do governo de reajuste de 4,5% no ano que vem e também em 2026. Mas sem reajuste para 2024.

Baixar arquivo
Internacional

Lula cobra desculpas do Equador por invasão à embaixada do México

A declaração foi dada durante a Cúpula Virtual da CELAC, Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos, motivada justamente para discutir a invasão da embaixada do México, no Equador.

Baixar arquivo
Economia

Boletim Focus apresenta alta para o PIB e taxa Selic

Os economistas e analistas consultados pelo Banco Central esperam que a Selic feche o ano a 9,13%, antes a expectativa era de 9%.

Baixar arquivo
Política

Lula vai à Colômbia para reunião bilateral com Gustavo Petro

Presidente brasileiro também vai participar da Feira Internacional do Livro de Bogotá e não descarta conversar sobre o processo eleitoral na Venezuela. 

Baixar arquivo
Internacional

Economia do Brasil deve crescer 2,2%, aponta expectativa do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou a expectativa de crescimento da economia brasileira para 2,2% em 2024. O dado é o mesmo estimado pelo governo federal. A entidade divulgou, nesta terça-feira, as previsões para vários países no mundo.

Baixar arquivo
Geral

Análise de suposta bomba em aeroporto de Brasília é inconclusiva

Os dois pacotes, envolvidos em fita adesiva, foram encontrados no estacionamento dos carros de aplicativos. Os artefatos foram detonados pela Polícia.

Baixar arquivo