agario unblocked agario - yohoho - agario - agario - slitherio

Fórum Alternativo Mundial da Água: Coordenadora denuncia o discurso da escassez

03:12 Geral, Notícias 19/03/2018 - 20h16 Brasília Embed

Sayonara Moreno

Movimentos sociais da América Latina e povos tradicionais brasileiros se reuniram, nesta segunda-feira, no FAMA, Fórum Alternativo Mundial da Água, em Brasília. No terceiro dia do evento, representantes participaram de debates e eventos culturais, que convergem para o tema “Água é um direito, não mercadoria”.

 

A coordenadora nacional do FAMA é Sônia Maranho, que faz parte do Movimento dos Atingidos por Barragens. Segundo ela, um dos principais objetivos do fórum alternativo é denunciar o discurso da escassez da água.

 

Como solução aos riscos de se privatizar a água, Sônia Maranho sinaliza que uma das propostas é a redistribuição do recurso hídrico, de forma justa.

 

Também participam do FAMA representantes de movimentos sociais, como os de mulheres, pastorais da terra, Movimento Sem Terra, povos indígenas, agricultores e quilombolas. O coordenador Executivo da APIB, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Alberto Terena, destaca a importância da demarcação e garantia dos direitos de povos tradicionais, para a preservação dos biomas e da água.

 

Um dos organizadores do FAMA, Thiago Ávila, explica que a agenda do evento foi pensada de forma colaborativa, em que todos os movimentos vão ser ouvidos, para o documento final do encontro, que vai citar acontecimentos como o de Barcarena e da barragem de Mariana e o acesso à água, pelas comunidades periféricas.

 

O Fórum Alternativo Mundial da Água acontece no Pavilhão do Parque da Cidade, em Brasília, até o dia Mundial da água, 22 de março. Todas as informações estão em FAMA2018.ORG ou nas redes sociais do evento.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique