Líder ambiental é assassinado em Barcarena, no Pará

Investigação

Publicado em 13/03/2018 - 09:21 Por Renata Martins - Brasília

Representante de associação que denunciava crimes ambientais no Pará foi assassinato na madrugada dessa segunda-feira (12), no município de Barcarena. Paulo Sérgio Almeida Nascimento, de 47 anos, foi morto a tiros por um homem ainda não identificado.

 

O crime ocorreu no Ramal Fazendinha, zona rural de Barcarena. Por volta de 3h30 da manhã, a vítima levantou para usar o banheiro, que fica do lado de fora da casa, quando foi alvejada pelos disparos. O autor do crime fugiu por uma mata. As informações são da Polícia Civil, que apura o crime.

 

A vítima era ligada a movimento pela terra no distrito de Vila dos Cabanos e era da Cainquiama, Associação dos Caboclos Indígenas e Quilombolas da Amazônia. A entidade denunciava os possíveis crimes ambientais da empresa Hydro e questionava a autorização para construção das bacias de rejeitos.

 

O Ministério Público do Pará informou que, em janeiro deste ano, recebeu denúncias de representantes da associação. O grupo disse que estaria sofrendo ameaças por parte de policiais militares.

 

Após a denúncia, a promotoria de Justiça Militar solicitou à Secretaria de Segurança Pública (Segup) providências para garantir a vida dos representantes da associação.

 

A Segup informou que a porta de entrada para a proteção de pessoas ameaçadas se dá por meio da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, que encaminha os casos para o Conselho do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos do Pará.

 

Disse ainda que instaurou processo na Corregedoria Geral da Polícia Militar e que o caso está em andamento.

 

Em relação ao assassinato, a Hydro disse condenar firmemente qualquer ação dessa natureza e repudia qualquer tipo de associação entre suas atividades e ações contra moradores e comunidades de Barcarena.

Últimas notícias
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo
Geral

Qual é a vantagem de entregar o Imposto de Renda no início do prazo?

Série Tira-Dúvidas do IR 2024 responde quais são as vantagens e desvantagens de entregar o Imposto de Renda no início do prazo. 

Baixar arquivo
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo