Pará é o estado com menor cobertura vacinal contra HPV

02:21 Geral, Notícias 15/03/2018 - 21h01 Brasília Embed

Renata Martins

Em todo país, menos da metade do público-alvo da vacinação contra o HPV recebeu a imunização. O Pará é o estado com a menor cobertura vacinal.

 

No Brasil, 48,2% das meninas de 9 a 14 anos e 41,2% dos meninos de 11 a 14 anos foram imunizados contra o HPV de 2014 a 2017. Os dados são do Ministério da Saúde, que alerta para a baixa cobertura.

 

No Pará, os números ainda ficam abaixo da média nacional. Apenas 36,5% das meninas e 33,9% dos meninos tomaram as duas doses da vacina contra o HPV.

 

A coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde do Pará, Jaira Ataíde, apontou as dificuldades de acesso a algumas regiões do estado, como comunidades quilombolas e ribeirinhas. Mas Jaira também destacou que é preciso convencimento.

 

Outro estado da Amazônia, Roraima, é o que tem a maior cobertura do país. Mais de 63% das meninas de 9 a 14 anos tomaram as duas doses da vacina contra o HPV.

 

A vacina previne contra diversos tipos de câncer, como o de colo do útero, responsável pela morte de 5 mil mulheres por ano. A infecção também está associada a casos de câncer no ânus e no pênis.

 

Esta semana, o Ministério da Saúde lançou campanha publicitária para incentivar a vacinação. A expectativa é atingir 10 milhões de adolescentes. 

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique