Roraima antecipa campanha de vacinação contra sarampo

Surto

Publicado em 05/03/2018 - 18:49 Por Bianca Paiva - Brasília

A Secretaria de Saúde de Roraima confirmou nesta segunda-feira o aumento de casos suspeitos de sarampo no estado. Agora são 23 sob investigação e seis confirmados.

 

Destes, 19 são venezuelanos e 10 brasileiros. Os pacientes têm idade entre 4 meses e 39 anos. A maioria dos casos foi registrada na capital Boa Vista.

 

Segundo a coordenadora Geral de Vigilância Sanitária da pasta, Daniela Souza, nove pessoas precisaram ser internadas.

 

A coordenadora se refere ao caso da menina indígena de quatro anos que morreu na última sexta-feira com suspeita de sarampo. Ela apresentou desnutrição grave, pneumonia e infecção generalizada. Ainda não saiu o resultado dos exames que podem confirmar a doença.

 

Daniele Souza informou que desde que os primeiros casos suspeitos surgiram no estado, mais de duas mil pessoas já foram imunizadas, incluindo os venezuelanos que estão vivendo em abrigos.

 

A campanha de vacinação tríplice viral, que geralmente ocorre no mês de agosto, será antecipada. Cem mil doses da vacina estarão disponíveis para Dia D de combate a doença, que será no próximo sábado, dia 10.

 

De acordo com a secretaria de saúde de Roraima, o estado vai receber ainda esta semana a visita de técnicos da Opas, a Organização Pan-Americana da Saúde, que vão ajudar na condução das ações relativas ao combate ao surto de sarampo.

Últimas notícias
Justiça

Barroso pede vista e julgamento sobre foro privilegiado é adiado

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente da corte, pediu vista do processo que pode mudar atual entendimento do STF sobre a prorrogativa de julgar ações contra políticos.

Baixar arquivo
Saúde

Medicamentos vão ficar 4,5% mais caros a partir de domingo (31)

Os medicamentos vão pesar mais no bolso da população a partir de domingo, 31 de março. A Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos da Anvisa autorizou o reajuste anual dos preços em até 4,5%.

Baixar arquivo
Internacional

Ator Louis Gossett Jr. morre aos 87 anos nos EUA

Em 1983, Louis Gosset Jr. venceu o Oscar de melhor ator coadjuvante no filme A Força do Destino. Ele se tornou, na época, o segundo homem negro a ganhar uma estatueta.

Baixar arquivo
Educação

Pré-seleção para lista de espera do Fies começa nesta sexta

A eventual pré-seleção vai ocorrer até 30 de abril, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A escolha observa a modalidade da vaga e a ordem de classificação do candidato.

Baixar arquivo
Geral

DF: fiéis subiram ao Morro da Capelinha para celebrar a fé

A encenação da Paixão de Cristo tem 1.400 voluntários, sendo mais de mil atores que se dividem em 15 cenas no decorrer da subida do morro.

Baixar arquivo
Geral

Quase 12 milhões de pessoas visitaram parques nacionais em 2023

Entre os mais visitados estão o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro; o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná e o Parque Nacional de Jericoacora, no Ceará

Baixar arquivo