Roraima deve fazer leilão para reforçar geração de energia

Fontes Alternativas

Publicado em 15/03/2018 - 10:54 Por Juliana Cezar Nunes - Brasília

Roraima deve realizar ainda neste semestre um leilão para reforçar a geração e o fornecimento de energia alternativa. A expectativa é garantir a geração de 270 megawatts, o suficiente para abastecer o estado pelos próximos cinco anos.


Ainda não há uma data certa para o leilão, mas o foco será em geração de energia proveniente de biomassa e energia solar.


No último final de semana, a queda de uma árvore em área de difícil acesso, na Venezuela, causou um blecaute na capital, Boa Vista, e em várias cidades do estado.


As termelétricas foram acionadas para o retorno do abastecimento enquanto os venezuelanos faziam os reparos na linha de transmissão.


O presidente da Eletrobrás Roraima, Anselmo Brasil, afirma que as interrupções não estão relacionadas com os problemas políticos venezuelanos, mas o estado quer garantir fontes fixas, alternativas e, principalmente, nacionais de energia.


O apagão do último fim de semana foi o maior já registrado em Roraima desde a interligação ao sistema venezuelano, em 2001.


O país vizinho interrompeu o fornecimento de energia por quase 24 horas: das 17h de sábado às 15h de domingo.


As termelétricas foram acionadas, mas depois de quatro horas em operação ocorreram desligamentos de energia causados por problemas técnicos no sistema de distribuição de energia.


Roraima é o único estado que não está interligado ao sistema nacional de fornecimento de energia. Existem projeto de interligação das linhas de transmissão de Manaus à Boa Vista, mas esbarram na necessidade de obras em áreas indígenas e ambientais.


Audiências públicas sobre o leilão de geração de energia alternativa devem ocorrer ainda este mês.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo