Sauim-de-Coleira terá área de proteção em Manaus

Meio Ambiente

Publicado em 05/04/2018 - 08:40 Por Maísa Penetra - Brasília

A Prefeitura de Manaus e o Ministério Público Federal (MPF) anunciaram, nessa quarta-feira (4), a criação de Área de Proteção Ambiental Sauim de Manaus.


A unidade de conservação terá como principal finalidade garantir a proteção ao primata Sauim-de-Coleira, espécie endêmica de Manaus, criticamente ameaçada de extinção.


É a primeira vez que a Prefeitura de Manaus institui a criação de uma área de proteção ambiental (APA) com a motivação específica de conservação de fauna silvestre.


O Sauim-de-Coleira é a espécie símbolo da capital amazonense.


A APA Sauim terá mil hectares, compreendendo o trecho entre o Parque Ecológico do Mindu, o Parque Estadual Sumaúma e a Reserva Ducke, na zona Norte.


O principal recorte de delimitação serão os igarapés conhecidos como Geladinho e Goiabinha, e suas respectivas margens que são áreas de proteção permanente, além de fragmentos florestais e áreas verdes de loteamentos habitacionais, a exemplo do bairro Cidade Nova.


Para o prefeito, Arthur Virgílio Neto, é mais uma vitória da cidade de Manaus na área ambiental.


Ele comparou essa conquista à criação do Parque Municipal do Mindu, há 28 anos, e diz que a APA criada este ano pode se integrar ao parque.


O representante do ICMBio, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Diogo Lagroteria, diz que este é um exemplo de que o desenvolvimento urbano pode ser sustentável.


“Manaus está dando um exemplo para o país e o mundo de que é possível compatibilizar o uso público dos ambientes, do espaço, e atividades econômicas com a conservação e a sustentabilidade.”


Os passos seguintes ao anúncio da criação da APA Sauim-de-Manaus serão a realização de pelo menos duas audiências públicas, para apresentar a proposta à população e colher sugestões dos vários segmentos da sociedade.


A estimativa é de que o processo seja concluído no início de julho.

Últimas notícias
Justiça

Nunes Marques prorroga prazo para pagamento de dívida de MG com União

O ministro do Supremo Tribunal Federal prorrogou por mais 90 dias o prazo para Minas Gerais pagar a sua dívida com a União. Esse prazo se encerraria neste sábado (20).

Baixar arquivo
Geral

Governo recua e Petrobras pode pagar 50% de dividendos extras

A decisão veio nessa sexta-feira (19), após reunião do Conselho de Administração da empresa e será levada à Assembleia Geral marcada para a próxima quinta, dia 25.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: Brasil receberá mais 12,5 milhões de doses da vacina em maio

Esse lote é do imunizante mais atualizado, que também protege contra a variante XBB. Assim que chegar ao país, as vacinas serão distribuídas aos estados em até 12 dias.

Baixar arquivo
Geral

Tietasaura: nova espécie de dinossauro baiano é identificada

O espécime teria vivido no Recôncavo Baiano e foi batizado em homenagem ao romance de Jorge Amado. Os fósseis eram considerados perdidos, mas foram encontrados recentemente no Museu de História Natural de Londres. Ainda não há previsão de retorno para o Brasil.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo