Pará antecipa campanha contra hepatites virais

Saúde

Publicado em 08/05/2018 - 13:14 Por Juliana Cézar Nunes - Brasília

A Secretaria de Saúde do Pará começou esta semana a campanha de luta contra as hepatites virais, realizada anualmente no mês de julho. Nos dois primeiros dias de campanha, cerca de 800 testes foram realizados na praça Brasil, em Belém, e cinco pessoas foram diagnosticadas com hepatite C.

 

 

Nenhuma delas tinha apresentado os sintomas da doença, o que, em geral, aumenta o risco da hepatite evoluir para cirrose, câncer ou transplante de fígado, caso não seja tratada a tempo. Não há vacina contra hepatite C.

 


O médico David Bichara, da Liga Acadêmica de Biomedicina, explica a importância da campanha de luta contra as hepatites virais ter sido antecipada no Pará.

 


A hepatite é uma inflamação nas células hepáticas do fígado e pode ser ocasionada pelos vírus A, B, C ou D. O médico David Bichara ressalta que uma das formas mais perigosas da doença, a hepatite “C”, é uma doença crônica e silenciosa, que pode ficar no organismo até 20 anos sem se manifestar, mas tem tratamento disponível no sistema público.

 



As hepatites virais são responsáveis por mais de um milhão e 400 mil mortes por ano em todo mundo. Estima que 3% da população tenha hepatite C e não saiba. Em julho, as ações de prevenção são reforçadas em todo o país pois o dia 28 foi escolhido como data Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo