Prefeitura de São Paulo faz vistorias em prédios ocupados

Força-Tarefa

Publicado em 08/05/2018 - 08:40 Por Eliane Gonçalves - São Paulo

A meta da Prefeitura é que os 70 prédios ocupados na região central de São Paulo passem por vistorias nos próximos 45 dias. Para isso, a prefeitura montou cinco grupos técnicos formado por engenheiros e pessoas indicadas por movimentos de moradia.


Mas, tanto o cronograma quanto os endereços das visitas foram mantidos em sigilo.


A medida foi tomada depois do desmoronamento do edíficio Wilton Paes de Almeida, na última terça-feira (1º).


Nessa segunda-feira (7), a reportagem da Rádio Nacional visitou quatro ocupações e, em apenas uma delas, a força-tarefa das vistorias tinha passado. O local fica na Avenida São João, bem próximo ao desastre. Lá, os moradores não quiseram gravar entrevistas.

 

Já no Caveirão, obra abandonada que fica na Sé, bem no coração de São Paulo, a expectativa é grande. O prédio, de tijolos aparentes e grandes buracos no lugar de janelas, é apontado como uma das ocupações em situação mais crítica.


O receio das pessoas é que elas sejam obrigadas a deixar o lugar sem que o problema da moradia seja resolvido, como conta Nataly Santos de Lima, de 27 anos.

 

“A gente está esperando que eles venham mesmo. Mas o que a gente não quer é deixar as pessoas e mães de família na rua. Como a situação lá do Paissandu, do prédio de vidro, né?”.


Nataly está grávida e mora no prédio com o marido e duas filhas pequenas. Ela é faxineira e vende lingerie. O marido é ajudante geral.


Ao contrário de outras ocupações, não existe um movimento organizado gerenciando o Caveirão.


Já os moradores da ocupação Luana Barbosa, que fica na zona oeste da cidade, não sabem se o prédio de três andares, onde vivem 20 famílias, está na lista de vistoria da prefeitura.


No último sábado (5), eles viram um buraco ser aberto em uma das paredes do imóvel, como conta o coordenador da ocupação, Renato Vieira.

 

“Os moradores ficaram em estado de choque, porque a gente tinha uma decisão judicial. A decisão foi favorável para os moradores e simplesmente eles começaram a quebrar a parede. Felizmente a gente conseguiu chamar um número grande de apoiadores aqui no entorno, a gente conseguiu contatar um advogado e eles conseguiram mediar a situação e intervir.”

 

O prédio foi desapropriado há cinco anos para a construção da Linha 6 Laranja do Metrô. Com as obras atrasadas e sem previsão de retomada, o préfio foi ocupado pelo Movimento Terra Livre, em dezembro do ano passado. Há dois meses, a Justiça negou a reintegração de posse.

 

Em nota, a Secretaria de Transportes Metropolitanos informou que o desmoronamento do edifício motivou o consórcio Move, responsável pelas obras da linha, a entrar com um novo pedido de reintegração de posse, mas que o buraco aberto na parede foi feito acidentalmente e os reparos foram providenciados.

 

Na ocupação Leila Khaled, onde mais da metade dos moradores é formada por refugiados, principalmente vindos da Síria, a expectativa das vistorias também é grande, mas nenhum morador concordou em gravar entrevista.


Segundo a defensora pública do Núcleo de Habitação Luiza Lins Veloso, o compromisso da prefeitura é de que as vistorias não vão resultar em remoções.


“A informação que o secretário passou para gente é que essas vistorias seriam apenas para apresentar um relatório da situação das ocupações, que não geraria de imediato remoções, e que a gente teria ciência de tudo.”


A reportagem pediu um balanço do primeiro dia de vistorias, mas não teve resposta. Nessa segunda-feira, engenheiros da prefeitura prestaram esclarecimentos sobre o incêndio que atingiu o edifício no Largo do Paissandu, antes do desabamento.

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo