Fim do imposto sindical é mantido pelo STF

Reforma Trabalhista

Publicado em 29/06/2018 - 15:50 Por Lucas Pordeus León - Brasília

O Supremo Tribunal Federal manteve, por 6 votos a 3, o fim da contribuição sindical obrigatória, aprovado na reforma trabalhista. A reforma acabou com o imposto obrigatório para manutenção dos sindicatos. Com isso, apenas os empregados associados ou os que escolham pagar devem contribuir.

 

A ação contra esse artigo da reforma foi apresentada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte Aquaviário e Aéreo, na Pesca e nos Portos.

 

O relator do caso, ministro Edson Fachin, votou para restabelecer o imposto sindical obrigatório. Ele argumentou que a retirada do imposto sem nenhuma nova contribuição pode inviabilizar o serviço sindical e que, quando um sindicato consegue alguma vantagem para a categoria, todos os trabalhadores são beneficiados, não apenas os associados. Fachin foi seguido pelo ministro Dias Tofolli e a ministra Rosa Weber.

 

Para Rosa Weber, ao mesmo tempo que a reforma trabalhista privilegia a negociação coletiva, retirou recursos que permitem a estruturação dos sindicatos.

 

Dias Tofolli foi no mesmo sentido e acredita que a mudança deveria ser gradual para não prejudicar a organização sindical.

 

Quem abriu a divergência, votando pelo fim da obrigatoriedade do imposto, foi o ministro Luiz Fux. Para ele, ninguém é obrigado a se filiar ou se manter filiado a um sindicato. Fux foi seguido pelos ministros Alexandre de Moraes, Marco Aurélio, Luis Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Cármen Lúcia.

 

Para Barroso, o modelo sindical deve ser escolhido pelo Congresso.

 

O ministro Gilmar Mendes argumentou que o fim da contribuição sindical obrigatória tem por objetivo melhorar a qualidade da representação sindical.

 

Esta foi a última sessão do STF neste primeiro semestre. Por causa do recesso do Judiciário, os ministros só voltam a se reunir em agosto.

Últimas notícias
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo