Cabral e Adriana Ancelmo trocam bens por redução de pena

Lava Jato

Publicado em 31/07/2018 - 14:40 Por Ícaro Matos - Rio de Janeiro

Parte dos bens do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral e da ex-primeira dama Adriana Ancelmo vão a leilão no dia 4 de setembro. A data foi confirmada pela Justiça Federal, nessa segunda-feira (30).


Entre os itens que poderão ser arrematados estão a mansão de Cabral, em Mangaratiba, no litoral sul do Rio de Janeiro, avaliada em R$ 8 milhões.


Também serão leiloados, no mesmo dia, a lancha do ex-governador, avaliada em R$ 4 milhões, três carros de luxo, um jet ski e um barco.


O dinheiro arrecadado será utilizado para ressarcir os danos causados aos cofres públicos, pelos crimes cometidos por Cabral e Adriana.


Os bens que não forem arrematados vão novamente a leilão, no dia 13 de setembro. O edital com as informações sobre o processo será divulgado em breve.


O leilão será possível porque Cabral e Adriana fizeram a entrega voluntária de seus bens, que estavam bloqueados pela Justiça.


O gesto fez o juiz da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, Marcelo Bretas, responsável pelas ações da Operação Lava Jato, no estado, reduzir as penas recebidas pelo casal no processo originado pela Operação Eficiência, que investiga um esquema de corrupção envolvendo políticos, agentes públicos e empresários.


O magistrado abateu dois terços da pena que Cabral recebeu pelo crime de lavagem de dinheiro. A sentença inicial, que era de 6 anos e 6 meses de prisão, caiu para 2 anos e 2 meses.


Como também foi condenado por corrupção passiva e evasão de divisas, a pena total do ex-governador no processo foi de 22 anos e 8 meses de prisão.


Já Adriana Ancelmo teve a pena de 4 anos de reclusão por lavagem de dinheiro extinta e foi sentenciada apenas pelo crime de corrupção passiva, a 4 anos e 6 meses de prisão.

Últimas notícias
Geral

Indígenas marcham rumo ao Congresso para cobrar demarcação de terras

Uma sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados homenageou os 20 anos do Acampamento Terra Livre.

Baixar arquivo
Geral

Calor fora de época vai durar até fim de abril

Nos próximos dias, a escalada da temperatura vai afetar principalmente as regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Denúncia de crimes ambientais coloca jornalistas em risco na Amazônia

Nos últimos dez anos, foram registrados 230 casos de violência contra a liberdade de imprensa nos noves estados que compõem a Amazônia Legal. Pará é o estado mais violento para jornalistas, seguido do Amazonas e Mato Grosso.   

Baixar arquivo
Economia

Receita libera consulta ao lote residual do Imposto de Renda de 2023

O lote refere-se a contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizam a situação. A maior parte do valor é para contribuintes com prioridade no recebimento, como idosos e pessoas com deficiência.  

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa do Ministério vai analisar saúde e nutrição de crianças

Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (ENANI) visitará 15 mil famílias no país para avaliar as práticas de aleitamento materno, os hábitos alimentares, o peso, a altura e a deficiência de vitaminas e minerais em crianças brasileiras de até 6 anos e suas mães. 

Baixar arquivo
Geral

Governo divulga novas regras de segurança para dia da prova do CNU

As provas serão no próximo dia 5 e vão ocorrer em 228 cidades; mais de 2,1 milhões de pessoas foram confirmadas.

Baixar arquivo